BASES DE UMA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA
BASES DE UMA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA
Considerações pós-revolucionárias
É preciso considerar que a missão do governo provisório é não propriamente legislativa, porque não construtiva. Os governos provisórios são um prolongamento das revoluções. As revoluções atiram ao chão o edifício do constituído; os governos provisórios varrem os escombros e o entulho; a assembleia nacional é que, depois de limpo o terreno, constrói. Quem constrói antes de varrer é uma (...) Julgar o governo provisório que a sua missão é legislativa , (...) é uma incompreensão do seu fim social. A missão do governo provisório por ser não-destrutiva nem por isso é construtiva. É preparatória simplesmente. É ponto que conviria não perder de vista.
Quanto mais segura e (...) a intuição que se tem desse ponto, mais simples se torna o trabalho de construir. Para quê impor a uma assembleia nacional o trabalho dispensável de ter de destruir primeiro ou alterar o que o governo provisório fez?
Da República (1910 - 1935) . Fernando Pessoa. (Recolha de textos de Maria Isabel Rocheta e Maria Paula Mourão. Introdução e organização de Joel Serrão). Lisboa: Ática, 1979.
- 39.