Proj-logo

Arquivo Pessoa

OBRA ÉDITA · FACSIMILE · INFO
pdf
Fernando Pessoa

[Cartas a João Gaspar Simões - 1 Jul. 1933]

Apartado 147.

Lisboa, 1 de Julho de 1933.

Meu querido Gaspar Simões:

Muito obrigado pela sua carta. Aí lhe envio colabo­ração para a Presença, mas não sei se servirá. Confor­mei-me com a sua indicação de a matéria não ser muito pequena. Escolhi por isso esse poema do Álvaro de Cam­pos. O pior é que talvez seja muito grande. Se for, diga-me, e enviarei então qualquer outra coisa de menor extensão; mas, nesse caso, v. arrisca-se a que seja um dos tais poemas milimétricos, por eu não ter tempo de copiar outro. Isto é uma simples indicação e não uma ameaça: não desejo que Presença fique submersa na Tabacaria Campos.

Quando quer v. que eu lhe envie o prefácio para os Indícios de Ouro? E até quando posso eu enviar-lhe o original de O Guardador de Rebanhos? Diga-me pra­zos errados, antecipados por diplomacia, para, se eu tardar, afinal não haver atraso.

Soube aqui há dias que afinal poderia não se dar o caso de o Hourcade vir para cá. Depreendi do que me disseram que houve qualquer pseudoconcorrente, de fora de Lisboa, que levantou, ou fez levantar, obstá­culos. V. tem qualquer indicação ou informação? Seria para mim, como v. compreende, um formidável prazer que o Hourcade viesse para Lisboa.

             Sempre e muito seu,

               Fernando Pessoa.

1-7-1933

Cartas de Fernando Pessoa a João Gaspar Simões. (Introdução, apêndice e notas do destinatário.) Lisboa: Europa-América, 1957 (2.ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1982).

 - 108.